top of page

AP AK

LOCAL Fortaleza, Ceará

ANO 2022

STATUS Finalizado

ÁREA 30m²

EQUIPE Daniel Benevides, Mário Soares e Caio Ary

FOTOGRAFIAS Igor Ribeiro

Entrar no apartamento da Karla e do André é, logo de cara, saber quem eles são. O que estão lendo ou já leram, o que gostam de ouvir, os lugares que viajaram, os momentos especiais vividos com o filho. Nos pequenos detalhes encontra-se um grande volume de afeto, e a arquitetura está ali como um simples suporte para que isso aconteça.

As cores escolhidas para marcenarias e paredes reiteram a personalidade dos moradores no projeto. Desde o início eles trouxeram como principal referência a arquitetura de interiores dos anos 60, com suas cores vibrantes e formatos inusitados. O uso do compensado e da formica na marcenaria dão o toque contemporâneo no espaço.

A suave reforma realizada consistiu na subtração de um pequeno trecho da parede existente entre sala de jantar e cozinha, aumentando a integração entre os ambientes e potencializando a entrada de luz e a passagem do vento. O restante foi trabalho de marcenarias, cores e revestimentos, com destaque para a cerâmica da parede da cozinha.

Os azulejos de Carybé, utilizados na Casa do Rio Vermelho de Jorge Amado e Zélia Gattai, encantaram os moradores em uma viagem feita à Bahia, e inspiraram o desenho do revestimento da cozinha. As singelas gravuras que André fazia para o pequeno Dionísio, das garças que descansavam todos os dias à vista pela janela do antigo apartamento, foram transpostas em algumas peças.

Prancheta 1.png
Prancheta 4.png
Prancheta 3.png
Prancheta 2.png
bottom of page