Cervejaria Capitosa

LOCAL Fortaleza, Ceará

ANO 2018

CATEGORIA Industrial

STATUS Construído

ÁREA 1090m²

EQUIPE Ademir Oliveira, Bárbara Pontes, Daniel Benevides, Juliana De Boni, Mário Soares e Victor Marques

FOTOGRAFIAS Igor Ribeiro

A Capitosa é uma fábrica de cerveja artesanal com área total de aproximadamente 1000 m² e com produção mensal de até 50 mil litros. Localiza-se próximo à Lagoa da Precabura, onde há abundante ventilação natural e insolação, condicionantes aproveitados no projeto desenvolvido.

 

Propusemos um edifício funcional, flexível e acolhedor, dividido em três grandes blocos interligados entre si. O bloco de serviços é funcional, e corresponde aos componentes de apoio e infraestrutura da produção de cerveja, bem como chegada de insumos e saída de produtos. O bloco central, onde a cerveja é brassada, fermentada e envasada, é flexível, um grande vão que contempla, além dos equipamentos existentes, a possível atualização dos mesmos e um futuro aumento da produção. O bloco social, onde os visitantes são recebidos e onde se localizam  a administração, a cozinha e o taproom, é acolhedor e convidativo, trazendo elementos típicos de uma casa para o contexto da fábrica, ao passo que mantém conexão visual com a área de produção.

 

A área social da fábrica integra-se com uma grande praça frontal, idealizada para eventos de médio porte e que marca a chegada à edificação. Um espaço mais intimista na lateral se apresenta como uma releitura tropical e fabril dos tradicionais Biergärten alemães. Sombreada e ventilada, a área possui mobiliários soltos e uma arquibancada lúdica em concreto, que integra a área de mesas com o espaço kids.

 

O uso dos sheds, elementos que garantem a troca de ar através da exaustão e também entrada de luz natural, faz uma referência estética às edificações fabris tradicionais. Essa forma contrasta com o uso de materiais contemporâneos escolhidos como a telha metálica vermelha que reveste toda a edificação e os brises em alumínio, que protegem os painéis de vidro da forte incidência solar.

Este projeto foi indicado pelo ArchDaily para concorrer na categoria “Arquitetura Industrial” ao Prêmio Obra do Ano de 2022.

BOTY_Capitosa_Site_.png
01.jpg
02.jpg
03.jpg
05.jpg
07.jpg
06.jpg
10.jpg
11.jpg
08.jpg
IMG_9680.jpg
12.jpg
13.jpg
14.jpg
15.jpg
16.jpg
17.jpg
18.jpg
19.jpg
20.jpg
Capitosa - Estudo Solar.png