top of page

Expografia: Centro de Design CE

LOCAL Fortaleza, Ceará

ANO 2022

CATEGORIA Projeto Expográfico

STATUS Concluído

ÁREA Indefinida

EQUIPE Carol Tonetti, Caio Ary, Mário Soares, Vitória Queiroz e Vitor César

FOTOGRAFIAS Igor Barbosa

O projeto trata-se do desenho de mobiliários-suporte para exposições realizadas no Kuya - Centro de Design do Ceará - e do projeto da exposição de abertura, intitulada "Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação".

O mobiliário é formado pelo conjunto estrutura, superfície e contrapeso. A estrutura consiste em um único desenho, polivalente, que permite diferentes orientações e aplicações das placas. A superfície, formada por chapas de compensado, apresenta diferentes dimensões e adapta-se à estrutura, ora como plano vertical, ora como bancada, prateleira, banco, etc. Já o contrapeso, é um bloco de concreto monolítico que tem como função garantir a estabilidade do conjunto sem que haja necessidade de perfurações no piso, parede ou teto, tornando-o autossuficiente e aplicável em diversas situações.

A exposição inaugural, com curadoria de Jacqueline Medeiros e Jackson Araújo, traz como tema a produção cearense de design, e contempla trabalhos oriundos do sertão, do litoral e de povos indígenas. A mostra, dividida em núcleos temáticos, apresenta diferentes tipos de peças, como mobiliários, utensílios domésticos, joias, brinquedos, roupas e acessórios, cartazes e fotografias

bottom of page