Festival Além da Rua
LOCAL Fortaleza e Pecém, Ceará
ANO 2019
CATEGORIA Evento
STATUS Concluído
ÁREA Indefinida
EQUIPE Daniel Bbenevides, Mário Soares, Juliana de Boni e Yuka Ogawa.
FOTOGRAFIA Organização do Evento
Em 2019 fomos convidados pelo Acidum Project para pensarmos na arquitetura do Festival Além da Rua, que aconteceu em dois locais com fortes identidades cultural e ambiental, Pecém e Praia de Iracema.
Pensamos em toda a infraestrutura do Festival. Para o Pecém propusemos Centro de Convivência, espaços expositivos, bar, torre de sinalização / comunicação, redário e banheiros.
O Pecém é um local onde o vento é muito presente e resolvemos tirar partido disso. O vento, que é a força motriz para as velas das jangadas, era a força que queríamos utilizar para dar movimento às instalações.
O Centro de Convivência foi pensado para ser um local de encontro, de trocas e de observação da movimentação de artistas e visitantes. Nossa ideia foi criar um suporte firme, mas que pudesse desenhar o vento - elemento tão presente na região. Para isso, revestimos a edificação com tecidos que interagem com o vento, ao passo que amenizam sua ação constante e direta. O Centro funciona ainda como uma grande sombra e um refúgio do sol, também intenso. Para completar a utilização dos vários elementos naturais do local, utilizamos a duna para criar um acesso ao pavimento superior, dispensando o uso de escadas e criando um percurso lúdico.
A particularidade especial desse Festival é que as telas de pintura foram as velas das jangadas, de modo que fomos instigados a pensar maneiras de criar uma exposição das obras, depois de finalizadas.
Ainda pensando em como aproveitar elementos locais, criamos alguns mobiliários com elementos cotidianos dos pescadores, como pufes a partir das redes de pesca, bancos e anteparos informativos sobre as obras, utilizando materiais reaproveitados.
Os parangolés do Hélio Oiticica entram como referência lúdica e visual, por sua plástica e desenho de movimento.
A letra e a música de Dorival Caymmi foram uma inspiração poética e de ritmo que nos ajudaram a materializar a ideia que estávamos buscando. 'Vamos chamar o vento' era exatamente a nossa intenção para o espaço do Centro de Convivência. Trazer o vento e seu movimento para compor junto com as pessoas do Festival Além da Rua, artistas e visitantes.
"(...)
Vento que dá na vela
Vela que leva o barco
Barco que leva a gente
Gente que leva o peixe
Peixe que dá dinheiro, Curimã
Curimã ê, Curimã lambaio
Curimã ê, Curimã lambaio
Curimã
Curimã ê, Curimã lambaio
Curimã ê, Curimã lambaio
Curimã
Vamos chamar o vento
Vamos chamar o vento
(...)"
Trecho da música "O Vento" de Dorival Caymmi.