Sorvete da Reserva
LOCAL Fortaleza, Ceará
ANO 2019
CATEGORIA Arquitetura de Interiores
STATUS Construído
ÁREA 40m²
EQUIPE Carlos Bruno, Daniel Benevides, Fred Leite, Juliana De Boni, Maiara Lacerda, Mário Soares, Thaís Moreno, Yuka Ogawa
FOTOGRAFIAS Igor Ribeiro
A Reserva Pedrinhas, de onde vem a maior parte dos insumos utilizados na produção dos sorvetes, foi a referência norteadora no processo de projeto da sorveteria. Através do contato direto com o lugar, foi possível transpormos os elementos mais significativos ali encontrados para a concepção do projeto.
O programa de necessidades foi solucionado de forma simples, através de uma divisão setorial entre a área de produção e de atendimento. Um único mobiliário, feito inteiramente de madeira, marca essa divisão, ramificando-se por toda a área social e configurando-se ora como bancada, ora como prateleira, suporte estrutural, moldura e forro. Essa articulação gera uma unidade formal no ambiente, enfatizada pelo uso de materiais no chão e nas paredes que, assim como a madeira, remetem ao clima tropical da Reserva.
O ladrilho hidráulico de cor azul foi escolhido para revestir o piso em referência à Lagoa das Almécegas, importante marco na paisagem das Pedrinhas. O painel do balcão também foi executado em ladrilho hidráulico, desta vez mesclando peças lisas e detalhes em azul. A iluminação do espaço é feita através de spots embutidos e pendentes, que se apoiam nas prateleiras e barrotes de madeira.
Este projeto foi indicado pelo ArchDaily para concorrer na categoria “Hospitality Architecture” (arquitetura hospitaleira) ao Building of the Year de 2022.


































